Demolindo becos: a rua General Paranhos

Seção "Aspectos da Cidade", do Correio do Povo de 8/2/1925, mostrando o início das obras de demolição da antiga Rua General Paranhos (Beco do Poço e Beco do Meirelles).
Seção “Aspectos da Cidade”, do Correio do Povo de 8/2/1925, mostrando o início das obras de demolição da antiga Rua General Paranhos (Beco do Poço e Beco do Meirelles).

 

“As picaretas da municipalidade entraram a fazer obra de hygiene moral e material nos antigos beccos do Poço e do Meirelles, aos quaes se deu, mais tarde, o nome único de rua General Paranhos, como si se pudesse honrar a memoria de um guerreiro por meio de ruellas mal recommendadas.

De uma e de outra abas do espigão da rua Duque de Caxias, os trabalhos de demolição estão abrindo espaço, desafogrando a cidade daquellas viellas pouco asseadas, de memoria suspeita, de frequencia mais nocturna do que diurna.

Nossa gravura representa um dos trechos em arrazamento, graças à energia de aço dos instrumentos que o devassam à luz, para o prolongamento e alargamento da rua General paranhos, quem sabe se também para a rehabilitação de um nome tão venerando.

Desde a rua General Genuino (antiga Figueira), atravessando as ruas Coronel Fernando Machado, Duque de Caxias, Jeronymo Coelho, Riachuelo, Andrade Neves, Andradas, 15 de Novembro, a arteria, assim beneficiada, se extenderá, entre o Mercado e a Intendência Municipal, até o Caes do Porto com expressão do remodelamento por que vae passar a “urbs” porto-alegrense.

A rua Duque de Caxias soffrerá um corte no cruzamento com a rua General Paranhos, passando sobre esta um viaducto.”

 

Seção “Aspectos da Cidade”, do Correio do Povo de 8/2/1925.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s