Guia de Edição de Balões e Textos para histórias em quadrinhos

Introdução

Embora frequentemente deixados em segundo plano, os balões e textos são elementos gráficos essenciais para um projeto de histórias em quadrinhos. As escolhas de formas e tipos deve proporcionar não somente legibilidade e clareza à narrativa, mas também harmonizar-se intimamente com o estilo de desenho e colorização das páginas, conferindo uma unidade gráfica e estética ao projeto. Assim, é importante levar em consideração alguns pontos técnicos que são importantes para este fim, e que podem ser um bom ponto de partida para um letreiramento eficiente. Naturalmente, as escolhas de ordem estética devem ser pensadas caso a caso, de acordo com a história e estilo gráfico de cada projeto.

Gabarito ou Template

Para manter um controle sobre o tamanho das páginas e, consequentemente, dos textos e balões de modo a que o trabalho tenha legibilidade no seu formato impresso, é necessário trabalhar com formatos definidos. A esta formatação feita já no papel dá-se o nome de templates ou gabaritos, e para determiná-la é necessário decidir previamente qual será o tamanho final da publicação.

Comercialmente, os formatos que otimizam o uso de papel e o preço de impressão são os seguintes:

14 cm x 21 cm 21 cm x 21 cm
15 cm x 15 cm 21 cm x 28 cm
16 cm x 23 cm 22 cm x 30 cm
18 cm x 18 cm 40 cm x 66 cm

Margens: sangria, corte e área de segurança

É importante que o gabarito ou template traga ainda a marcação de margens de sangria, corte e área de segurança do formato. A margem de sangria é o intervalo até onde os elementos gráficos devem se estender (“sangrar”) para que, após o corte final, fiquem no limite da página. A linha de corte é onde a página será aparada, tirando sobras, e a área de segurança é onde devem estar contidas todas as informações essenciais que não podem ser cortadas (como desenhos ou textos).

detalhes-do-gabarito_2
figura 1. Exemplo de gabarito com detalhes de margens e linha de corte

Assim, o primeiro passo é inserir a página no gabarito ou template afim de adequar todas as páginas ao mesmo formato.

Exemplo de medidas para um gabarito ou template:

Formato da área imprimível (de segurança) original: 27 cm x 38 cm

Formato final da área imprimível (de segurança): 19 cm x 26,8 cm

Formato final da publicação: 22 cm x 30 cm

Margem de corte (sangria): 0,5 cm

Margem direita e esquerda: 1,5 cm

Margem superior: 1,8 cm

Margem inferior: 1,3 cm

gabarito
Figura 2. Exemplo de gabarito ou template de projeto com as medidas de formato final.

Importante!

É recomendável já inserir os storyboards do projeto no gabarito e fazer, nessa etapa, a colocação de balões e textos. Desta maneira, pode-se verificar não só se há espaço suficiente para textos e balões, mas também aspectos narrativos de conjunto como encadeamento de cenas, virada de página e composição de cada quadro.

gabarito-com-storyboard
Figura 3. Gabarito ou templete com storyboard inserido na área imprimível. A partir deste modelo deverá ser feita a inserção do balões e textos.

Sentido de leitura ocidental

O sentido de leitura de leitura deve ser sempre respeitado para manter a clareza da ordem dos diálogos, ou seja, de cima para baixo, e da esquerda para a direita.

sentido-de-leitura
Figura 4. Exemplo do trecho de uma página (“Beco do Rosário”, vol. 1, pág. 34) mostrando a distribuição dos balões em função do sentido de leitura: da esquerda para a direita, de cima para baixo.

Especificações de balões e texto

É interessante fazer uma pequena ficha com as especificações de fonte e formato de balões que serão usados no projeto, como neste exemplo:

Fonte: ArtistsAlley BB Regular

Tamanho da fonte: 12 pt

Espaçamento entre-linhas: 11 pt

Cor da fonte: preto 100%

Formato dos balões: redondos (diálogos) e retangulares (descrições e narrações)

Cor do contorno: preto 100%

Espessura do contorno: 1 pt, Variable Width 2

Cor do preenchimento: Branco

configuracoes-de-baloes
Figura 5. Configurações de preenchimento e espessura dos balões no Adobe Illustrator CS6.
retangulares-e-rendondos-beco-do-rosario-pag-24
Figura 6.. Balões redondos para diálogo e retangulares para locução narrativa. Há problemas de alinhamentos e falta de espaço de “respiro” em alguns balões. “Beco do Rosário”, vol. 1 pág.24

Alinhamento e quebras de texto:
dar forma ao Texto e ao Balão

Para facilitar a acomodação do texto ao balão, deve-se partir de uma diagramação adequada do primeiro. No caso de balões redondos, é importante buscar uma distribuição do texto tornando seu alinhamento centralizado, e quebrando as linhas quando for necessário para que a sua distribuição fique o mais próximo possível de uma forma elíptica proporcional à do balão.

texto-em-bloco-retangular-e-balao-redondo_certo-errado
Figura 7. Diagramação de texto [1] inadequada ao formato do balão: bloco retangular em balão redondo. Figura 8. Diagramação de texto adequada ao formato do balão: boco redondo em balão redondo.

Regularidade de espaçamento & respiro

Também é importante manter um espaçamento entre-linhas proporcional ao tamanho da fonte e do texto. O espaço de “respiro” entre o texto e a borda do balão é absolutamente necessário para a legibilidade no formato final:

respiro
Figura 9. Em amarelo, o espaço de “respiro” necessário entre os limites do texto e a borda do balão

Disposição do texto

Nos balões redondos, deve-se centralizar e distribuir o texto o mais próximo possível da forma do balão que o contém. Nos balões retangulares, pode-se alinhar o texto à direita ou à esquerda, conforme melhorar o aproveitamento do espaço.

Não separar palavras.  Observar o espaço de respiro entre o texto e contorno do balão.

baloes-redondos-com-respiro_b
Figura 10. Balão redondo com texto acompanhando a forma do balão e com parágrafo centralizado. Figura 11. Balão retangular com texto acompanhando suas proporções e disposto em parágrafo justificado.

Formas dos balões

É interessante evitar balões redondos muito alongados horizontal ou verticalmente, e buscar um equilíbrio de proporções mais próximo do retangular 3:4. Já os balões retangulares podem ser mais alongados vertical ou horizontalmente sem perda de espaço útil.

baloes-proporcionais-errado-certo
Figura 12. Balão muito alongado horizontalmente. Figura 13. Balão com proporção equilibrada

Pode-se acoplar balões aos requadros para economizar espaço. Neste caso, pode-se alinhar o texto à esquerda ou à direita conforme o lado do requadro a que está unido.

baloes-acoplados-ao-requadro_j
Figura 14. Balão acoplado ao requadro direito, com parágrafo centralizado. Figura 15. Balão acoplado ao requadro superior, com parágrafo centralizado.

Forma das ponteiras

As ponteiras dos balões devem ser discretas e apontar claramente para a personagem que está falando, bem como proporcionais aos balões a que estão conectadas.

ponteiras_j
Figuras 16 e 17. Exemplos de ponteiras proporcionais e bem inseridas nos balões.

Inserção das ponteiras

A inserção das ponteiras nos balões deve ser feita de modo que o todo fique proporcional, evitando ambiguidades na forma. Para isso, deve-se buscar inserir a ponteira de modo a que fique mais perpendicular ao contorno do balão, deixando a silhueta do conjunto mais legível.

insercao-de-ponteiras_j
Figura 18. Exemplo de inserção de ponteira no extremo inferior do balão, deixando a forma confusa. Isso pode ser corrigido inserindo a ponteira numa parte da curva em que o contorno da ponteira e do balão fiquem com uma silhueta clara e bem definida. Figura 19. Exemplo de inserção da ponteira em posição mais distante do que é necessário à clareza de leitura. Da mesma forma, há pouco respiro entre o texto e a borda do balão.

Em suma, é importante procurar manter uma regularidade na proporção e na inserção das ponteiras, criando um padrão para todo o projeto.

 Formato dos arquivos de balões e textos

Os arquivos de textos e balões podem ser feitos em diversos formatos, porém os formatos vetoriais trazem vantagens, como a facilidade de edição e a sua independência de uma resolução específica, podendo ser facilmente adaptados em tamanhos diferentes.

Arquivos-fonte: .ai (Adobe Illustrator)

Arquivos finais: .ai (Adobe Illustrator) ou .psd (Adobe Photoshop; em camadas separadas e resolução de rasterização de 1200dpi)

Bibliografia:

[1] OLIVEIRA, Andradina de. O Perdão. Florianópolis: Editora Mulheres, 2010. P. 142.

 

PDF Guia de edição de balões e textos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s