Traços da General Paranhos?

Esta foto panorâmica de Porto Alegre (fig.1) em direção à Praia de Belas, publicada na edição comemorativa da revista A Máscara, de 1922[1], mostra a encosta sul do espigão do centro histórico. Observando mais cuidadosamente, pode-se deduzir a provável localização da antiga Rua General Paranhos, atualmente a avenida Borges de Medeiros. Esta antiga rua de Porto Alegre compreendia três becos: o Beco do Poço, o Beco do Freitas e o Beco do Meirelles Ver post Era uma vez a Rua General Paranhos].

A_Máscara_Num Com Centenário da Independência_panorama Praia de Bellas_quadro.jpg
Figura 1. “Vista Panorâmica de Porto Alegre apanhada da Praia de Belas”. Revista A Máscara, edição comemorativa do centenário da independência do Brasil, 1922

Partindo da Cúria Metropolitana, que ocupa maior parte da metade esquerda da foto, tem se a localização do antigo Beco do Império ou do Cemitério (atual Rua Espírito Santo). Na direção Oeste, a sua paralela era a antiga General Paranhos, cujo trecho é provavelmente o que se vê no destaque na figura 1, e corresponde ao beco do Meirelles.

Aproximando mais esse destaque, o trecho que aparece dá uma ideia da forma das edificações que formavam o beco do Meirelles, como se vê na figura 2.

detalhe_General Paranhos - Panorâmica A Máscara 1922
Figura 2. Detalhe da panorâmica da figura 1. Observar as casa e sobrados que compunham a antiga General Paranhos. Em amarelo, o lado par (Oeste); em laranja, o lado impar (Leste)

Curiosamente, as edificações que aparecem nesse detalhe correspondem, grosso modo, aos registros da General Paranhos na Planta Cadastral de 1893[2], aqui retraçada (fig. 3):

Planta Cadastral 1893 retraçada - detalhe
Figura 3. Planta Cadastral de 1893 [Guilherme Ahrons] retraçada, mostrando trecho final da Rua General Paranhos que aparece na panorâmica.

Além disso, a esquina destacada na figura 3 guarda semelhanças com a figura 4, fotografia encontrada em pesquisa sobre a General Paranhos no Google Imagens anos atrás. Como sua procedência, autoria e época não puderam ser verificadas, resta apontar as congruências dela com as edificações mostradas na panorâmica acima e na planta cadastral. Em especial, a casa colonial na esquina (à direita) e o sobrado de telhado com queda para o quintal imediatamente vizinho. A colorização é uma tentativa de estabelecer uma comparação com os lados ímpar e par da General Paranhos identificados na foto da panorâmica.

Provável Rua General Paranhos_marcada
Figura 4. A General Paranhos tomada a partir da Coronel Genuíno?

 

Referências:

[1] Acervo da Hemeroteca do Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa.

[2] Mapoteca do Arquivo Histórico Municipal de Porto Alegre Moysés Vellinho (AHMMV).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s