Personagens principais

Vitória Azambuja

Vitória é uma jovem moradora do Beco do Rosário, onde sua avó, Dona Berenice, escravizada e trazida ao Brasil pelo infame tráfico de escravos, possui um modesto sobrado. Ávida leitora e inconformada com o que se fala dos becos de Porto Alegre nos jornais, ela vai colocar seu talento de escritora a serviço dos que estão sendo despejados de suas casas para a abertura das grandes e modernas avenidas. Assim, ela será confrontada ao desafio de superar as rígidas expectativas que lhe impõe a sociedade da época, e conquistar seu lugar numa atividade vista como sendo quase que exclusiva dos homens das elites da época.

Frederica Waldoff

Exuberante e expansiva, Frederica se encontrará presa a um morno casamento de conveniência com um rico empresário. Contudo, essa prestigiosa posição na sociedade porto-alegrense não lhe garantirá muitas liberdades: espera-se que seja uma senhora recatada e obediente, dedicada ao cuidado e, sobretudo, à boa representação de sua família. O reencontro com Vitória poderá romper esse frágil equilíbrio, levando Frederica a tomar decisões arriscadas, retomar sua paixão pela música e, talvez, trilhar caminhos que jamais imaginara possíveis.

Teo Waldoff

Irmão de Frederica, Teo é o herdeiro do bom nome da próspera família Waldoff. A ele é destinado tudo do bom e do melhor: estudará no melhor colégio de Porto Alegre e continuará sua formação na Europa. Sob influência do nacionalismo e positivismo que dominavam as elites, será enviado para o front na terrível 1ª Guerra, sequer desconfiando de que as firmes crenças no progresso humano e material  da época serão esmagadas pela experiência nas trincheiras. De volta ao Brasil, conseguirá empregar-se como engenheiro da Comissão de Obras Novas da Intendência, encarregada de remodelar e modernizar Porto Alegre.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s