Estudos de operários

Pesquisando para desenhar como foram as grandes obras de transformação urbana de Porto Alegre nos anos 1920, o tema dos trabalhadores que construíram obras que visitamos até hoje na cidade – como a avenida Borges de Medeiros ou a praça Otávio Rocha – é recorrente.

Para desenhar as cenas em que essas transformações aparecem na história em quadrinhos, procuro fazer estudos de personagens e caracterizações nos meus sketchbooks, afim de saber como se vestiam, que ferramentas usavam, etc. E para ter essas informações pesquisei em muitas fotografias da época, como as que foram publicadas numa grandiosa edição da revista Mascara, disponível na hemeroteca digital da Biblioteca Nacional. Abaixo, dois exemplos delas em que é possível ver não apenas as obras de abertura da avenida Bom Fim (atual Osvaldo Aranha) e canalização de esgotos da Vigário José Inácio, como os homens que as estavam executando.

“Serviços iniciaes do novo calçamento pela firma Dahne, Mazzini & Cia, á Avenida Bom Fim (Construcção do Novo Calçamento) 2ª Secção da Comissão Especial de Obras Novas.”
Revista Mascara, Ed. 00001, ano 1927, p. 88. Fotógrafo desconhecido. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.
“Collector de exgottos em construcção á Rua Vigário José Ignacio. Diametro 8″ (Exgottos) 4ª Secção da Comissão Especial de Obras Novas.”
Revista Mascara, Ed. 00001, ano 1927, p. 93. Fotógrafo desconhecido. Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional.

Vê-se pessoas vestidas de fora simples, com camisas, coletes, calças aparentemente mais largas do que as que compunham o guarda-roupa masculino elegante à época, e, claro, chapéus. Mangas arregaçadas, em algumas vezes uma espécie de alpargata ou chinelo no lugar do sapato (o que não seria permitido num canteiro de obras de hoje devido às normas de segurança do trabalho…). Esses pequenos detalhes ajudam a deixar mais convincente o desenho e, consequentemente, a história em quadrinhos em si.

Assim, eis apenas alguns dos estudos de figurino e personagem para o capataz que, encarregado da equipe que executava uma dessas grandes obras urbanas, aparecerá nas páginas da história:

Estudos de operários das obras de remodelação urbana de Porto Alegre. Aquarela da pesquisadora, 2019.
Estudos de expressões de personagem. Aquarela da pesquisadora, 2019.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s