O beco que virou praça

A graciosa Praça Otávio Rocha, com suas volutas de concreto e escadinhas tão charmosas, é um espaço que guarda muita história. Mesmo tendo passado por diversos períodos em que sofreu com o descaso das municipalidades e momentos de revitalização – a então palavra da moda para recuperar espaços decadentes do centro de Porto Alegre nos anos 1980 e 1990 – esta pracinha surgiu da “sobra” de um quarteirão que foi demolido para transformar o antigo Beco do Rosário em avenida Otávio Rocha.

Ela homenageia o prefeito (à época chamava-se “intendente”) Otávio Rocha, quadro do Partido Republicano Riograndense que, de 1924 a 1928, impulsionou as primeiras grandes obras de remodelação urbana de Porto Alegre.

Busto de Otávio Rocha na esquina da rua Dr. Flores com a rua Alberto Bins. Escultor desconhecido. Fotografia da pesquisadora, julho de 2019.

Em 1927, já com as obras a pleno vapor, a revista ilustrada A Máscara (BNDigital, 1927, Ed000001 (3), p71) publica um extenso caderno a respeito das aberturas de vias, construção de canalizações de esgoto e água, e instalação de novos postes de luz elétrica, assim descreve a abertura da antiga rua 24 de Maio, o Beco do Rosário:

“Tem início esta arteria, na Praça 15 de Novembro, com o alinhamento da antiga rua 24 de Maio, até attingir a rua Dr. Flores que a corta transversalmente; d’ahi faz uma deflexão á esquerda e começa a subir com rampa de 3,1% até entroncar com a rua São Raphael. Fica-lhe á direita, no antigo quarteirão de velhos e infectos predios, já demolidos, um bello jardim que muito auxiliará o aspecto esthetico dessa nova via publica.

De fato, o antigo quarteirão de residências indesejadas foi posto abaixo e deu lugar à atual Praça Otávio Rocha.

Mesmo após seu falecimento em 1928, quando seu vice Alberto Bins assume a Prefeitura, as obras continuam. A idéia era descongestionar o trânsito da zona norte da cidade para o centro ligando à então avenida São Rafael (atual Alberto Bins) com a Praça XV através da abertura do Beco do Rosário (também chamado de “avenida 24 de Maio”). E jornais como o Correio do Povo comentava entusiasticamente a nova praça que a cidade ganhava, ilustrando a matéria com uma planta do projeto que permanece até hoje.

Correio do Povo, 12/3/1929, p. 7. Acervo do AHMMV, Porto Alegre. Fotografia da pesquisadora.

“O triângulo da futura avenida São Raphael está sendo transformado em bello e util logradouro publico[1]

Porto Alegre terá mais um jardim

Os diversos melhoramentos que se conterão neste logradouro publico, que virá contribuir para o aformoseamento de um importante trecho da cidade

Pensa a Municipalidade entregar ao publico a nova praça dentro de dois mezes.

Ha pouco, a Commissão de Obras Novas da Intendência Municipal começou a construcção de mais uma praça, que muito virá contribuir para o embellezamento da parte da cidade onde ella será localisada de accordo com o projecto organisado pela citada Commissão e que é o terreno de forma triangular que surgiu com a abertura da avenida São Raphael, fazendo frente para a mesma avenida, rua Senhor dos Passos e a antiga rua 24 de Maio.

Segundo o projecto que publicamos, em cliché, nesta página, terá ella quatro rampas, com quatro planos differentes.


Planta do projeto da praça Otávio Rocha. Correio do Povo, 12/3/1929, p. 7. Acervo do AHMMV, Porto Alegre. Fotografia da pesquisadora.

O primeiro plano, será construído de forma a receber mais tarde uma herma, que será a do dr. Octavio Rocha, como uma homenagem aos serviços por elle prestados na remodelação da cidade.

O referido plano, por meio de duas escadas dá acesso ao segundo afim de por meio de outra escada, alcançar-se a que partirá da frente da avenida São Raphael.

Por outra escada curva tem accesso o terceiro plano e deste ao ultimo, que será o piso do gabinete sanitario que será subterraneo.

No ângulo formado entre a rua 24 de Maio e a Senhor dos Passos, será construído outro serviço sanitario, para senhoras, cuja entrada se localizará na primeira dessas visas publicas.

Para alcançar o terraço, que será também o tecto de um dos serviços sanitarios, haverá duas bellas escadas, conforme a perspectiva que vae publicada.

A praça, que, como dissemos, será de forma triangular, terá uma area de 1520 metros quadrados, sendo que a frente para a avenida São Raphael será de 85 metros, a da rua 24 de Maio, de 88 metros, e a da Senhor dos Passos, de 56.

Tanto esse novo logradouro publico será contornado por um muro de pedra irregular e cortado por lindos canteiros, que darão áquelle ponto da cidade um magnifico aspecto.

As obras estão sendo atacadas em energia, pois é pensamento da Intendencia da-la concluida dentro de mezes.”

[Autor desconhecido]

Na Fototeca Sioma Breitman do Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo, encontram-se fotografias belíssimas do aspecto da então novíssima avenida Otávio Rocha e a praça homônima criada a partir da antiga quadra de residências:

Foto 4640f – Autor Desconhecido – Coleção Dr. João Pinto Ribeiro Netto – Praça Otávio Rocha na década de 1930. Fototeca Sioma Breitman, Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.
foto 386f – Autor Desconhecido -Avenida Otávio Rocha – 1940. Fototeca Sioma Breitman, Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.
foto 125f – Autor Desconhecido – Avenida Otávio Rocha – déc 1940-50. Fototeca Sioma Breitman, Museu de Porto Alegre Joaquim José Felizardo.

Abaixo, algumas fotografias recentes da Praça Otávio Rocha tiradas pela pesquisadora em julho de 2019:

Referências:

Correio do Povo, 12/03/1929, p. 7. Hemeroteca do Arquivo Histórico Municipal Moysés Vellinho de Porto Alegre. Consultado em 30/11/2018.


[1] A grafia original foi mantida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s